Dezembro Verde: conheça a campanha contra o abandono de animais
A campanha possui o objetivo de combater o abandono de animais, que se intensifica com a chegada do final de ano.
Dezembro verde é uma campanha contra o abandono de animais, que lamentavelmente aumenta durante o final de ano. Os motivos para tamanha crueldade são diversos: pets que são dados como presente impulsivamente, falta de planejamento para viajar com peludo, problemas comportamentais e por aí vai. Tudo isso é um grande problema, não só para os pets, como também para a sociedade.
O profundo impacto do abandono de animais no Brasil
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil possui mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 20 milhões de cachorros e 10 milhões de gatos. O abandono de cada um desses animais é algo que afeta profundamente a saúde pública e a do próprio pet, que corre risco de sofrer acidentes, ficar doente e, consequentemente, transmitir zoonoses.
Os impactos do abandono de animais vão além da sociedade e do ambiente, já que os pets também ficam severamente traumatizados com as situações, devido às necessidades de água, comida, carinho, amor e a quebra de confiança com os humanos.
Cachorros e gatos sentem saudade após o abandono
Assim como nós, os pets também têm sentimentos. Saudade, fome, dor e frio são alguns dos problemas que os cães e gatos enfrentam ao serem abandonados. Mesmo após o resgate do bichinho, nada é curado instantaneamente, já que as “cicatrizes” permanecem e são difíceis de curar.
Para conquistar a confiança do pet novamente pode ser um trabalho demorado, já que as dores do abandono são profundas e impactam demais o psicológico e o físico do bichinho. Além disso, o peludo pode sofrer com outros impactos, como:
- Agressividade;
- Medo;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Desnutrição;
- Desidratação;
- Tristeza;
- Doenças.
A importância da conscientização sobre a adoção
Antes de adotar um pet, é preciso se lembrar que o bichinho poderá viver mais de 10 anos. Ou seja, antes de tudo é preciso ter um planejamento a longo prazo, pensando sempre na qualidade de vida e nas necessidades que o peludo terá todos os dias.
Tempo, paciência, planejamento, economias, tudo isso precisa ser bem pensado antes de adotar um pet. Adotar apenas porque achou o bichinho fofo ou porque acredita ser uma ótima ideia de presente para alguém são fatores que podem acarretar no abandono. Por isso, é preciso conscientizar cada vez mais pessoas sobre a adoção responsável.
Como ajudar um animal abandonado
Sabemos que muita gente não consegue dar um lar para um cãozinho ou gatinho abandonado, mas existem outras formas de ajudá-los. A seguir, veja três maneiras de ajudar um animal abandonado:
Alimente um pet de rua
Alimentar um pet abandonado é uma das ações mais caridosas que uma pessoa pode fazer. Infelizmente, é muito difícil conseguir alimentar animais de rua todos os dias, mas apenas um potinho de água e/ ou ração em frente de casa já pode ajudar – e muito!
Leve um pet abandonado para um check-up
Outra maneira de ajudar um pet de rua é o levando para uma consulta com um médico-veterinário. O profissional pode diagnosticar um problema de saúde (se houver) e vaciná-lo, principalmente contra a raiva, uma doença altamente contagiosa e fatal em praticamente 100% dos casos.
Ajude uma ONG de animais
Por fim, você pode ajudar uma ONG de pets abandonados com:
- Doações (financeiras ou de produtos);
- Participando de ações voluntárias;
- Apadrinhando pets;
- Oferecendo lar temporário;
- Fazendo uma vaquinha online.
Além disso, você sabia que a Petlove te dá a opção de comprar produtos e enviá-los diretamente para uma de nossas ONG de animais parceiras? Você só precisa escolher uma das ONGs parceiras (clique aqui), montar a cesta de doação e pronto!
Dezembro Verde pet: abandono e maus-tratos de animais é crime!
A campanha de Dezembro Verde tem como objetivo combater maus-tratos aos animais e o abandono animal. O fim de ano é quando, infelizmente, os casos de abandono são mais frequentes, por isso a importância de reforçar sobre como evitar esse crime e como denunciar.
O abandono de animais é crime e se configura como maus-tratos de acordo com a Constituição e pela Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98, artigo 32. Para o infrator, é prevista multa, perda da guarda do animal ou prisão.
Por isso, é preciso conscientizar todos que abandonar, acorrentar ou maltratar animais é crime!
Faça sua parte e, caso veja uma cena de abandono ou maus-tratos ocorrendo, denuncie! Confira alguns canais para realizar denúncias:
- Site do Ministério Público Federal;
- Polícia Militar (Disque 190);
- Disque Denúncia (Pesquise o número da sua cidade);
- Ibama Linha Verde (0800 61 8080);
- Delegacias de Polícia na sua região;
- Disque Denúncia Animal – São Paulo (0800 600-6428).
Faça sua parte na causa animal: ajude na conscientização sobre adoção responsável e denuncie quando for preciso!